segunda-feira, 24 de maio de 2010

BrOffice.org Calc

Ok! Postando tudo de uma vez com o intuito de não atrasar mais e tentar postar as aulas assim que elas acontecerem...

No sexto encontro do Proinfo aprendemos sobre o Calc, correspondente ao Excel do Windows.



O Calc possibilita a criação e edição de planilhas eletrônicas, pois permite:

-aplicar fórmulas e funções a dados numéricos e efetuar cálculos
-aplicação de uma muitas formatações, como tipo, tamanho e coloração das fontes, impressão em colunas, alinhamento automático etc ...,
-utilização de figuras, gráficos e símbolos, movimentação e duplicação dos dados e fórmulas dentro das planilhas ou para outras planilhas, armazenamento de textos em arquivos, o que permite usá-los ou modificá-los no futuro.


Planilha

Uma planilha ("sheet") é uma grande tabela, já preparada para efetuar cálculos, operações matemáticas, projeções, análise de tendências, gráficos ou qualquer tipo de operação que envolva números.

Cada planilha se compõe de colunas e linhas, cuja intersecção delimita as células:

Colunas: Estão dispostas na posição vertical e são identificadas da esquerda para a direita, começando com A até Z. Depois de Z, são utilizadas 2 letras: AA até AZ, que são seguidas por BA até BZ, e assim por diante, até a última (IV), num total de 256 colunas.

Linhas: Estão dispostas na posição horizontal e são numeradas de 1 até 65.536. Portanto, a intersecção entre linhas e colunas gera milhões de células disponíveis.

Guias ou abas das planilhas

Após uma instalação típica, o Calc se apresenta como uma pasta de três planilhas, às quais se tem acesso por meio das 3 guias (Planilha 1, Planilha 2 e Planilha 3) no canto inferior esquerdo da tela. A figura abaixo tem a Planilha 1 selecionada, ou seja, ativa.

Basta clicar nas abas para passar de uma planilha para outra, dentro de um mesmo arquivo. A guia da planilha em que se está trabalhando é a ativa (ou atual) ficando sempre em destaque.

Para abrir uma planilha já existente
- clicar o Menu "Arquivo", "Abrir" ou em e O e selecionar a planilha desejada.

Para criar uma planilha nova
- clicar no Menu "Arquivo", "Novo" e em "Planilha".

Para renomear uma planilha
- clicar com o botão direito do mouse sobre a aba desejada
- no menu que aparece clicar em “Renomear”;
- na janela que surge digitar o nome desejado e
- clicar sobre o botão “OK”.

Vantagens em usar planilhas

*pode-se tratar com um variado número de informações, de forma fácil e rápida, principalmente se as mesmas fórmulas forem utilizadas por uma grande quantidade de dados.
*se houver necessidade de alterar algum número, as fórmulas em que ele estiver presente, por meio de seu endereço, serão automaticamente atualizadas.


Endereço ou Referência

Cada planilha é formada por linhas numeradas e por colunas ordenadas alfabeticamente, que se cruzam delimitando as células (ou caselas). Quando se clica sobre uma delas, seleciona-se a célula.

Célula: corresponde à unidade básica da planilha, ou seja, cada retângulo da área de edição.

Célula Ativa: É a célula onde os dados serão digitados, ou seja, onde está o cursor no instante da entrada de dados.

Dá-se o nome Endereço ou Referência ao conjunto das coordenadas que uma célula ocupa em uma planilha. Por exemplo, a intersecção entre a coluna B e a linha 3 é exclusiva da casela B3, portanto é a sua referência ou endereço.

A figura abaixo mostra a célula B3 ativa (ou atual, ou selecionada), ou seja, o cursor está na intersecção da linha 3 com a coluna B. (Notar que tanto a linha 3 como a coluna B destacam-se em alto relevo).



A célula ativa ou célula atual é a que está clicada, ou seja, é aquela na qual serão digitadas os dados nesse momento.

Apenas uma célula pode ficar ativa de cada vez e a seleção é representada pelas bordas da célula que ficam negritadas.

Para mudar a posição da célula ativa pode-se usar o mouse ou as teclas de seta do teclado.

Para saber mais sobre o Calc e construções de tabelas, gráficos e etc., acessem: Comunidade do BrOffice.org Lá você encontra apostilas com passo a passo não só do Calc, mas de outros softwares interessantes.

0 comentários:

Postar um comentário